terça-feira, 26 de outubro de 2010

Quanto Vale?

Neste último final de semana fui ao cinema ver Tropa de Elite 2, não ! Não vou falar de política aqui, não agora, pelo menos não tão explicitamente. Fato foi que eu sai daquela sala me sentindo um lixo, me perguntando quanto vale a vida. 

Venho compartilhar isso porque depois de conversar com a minha companhia acabamos por ter a mesma impressão de que a vida não vale nada. Mas pera ai ! E todos os nossos sonhos? desejos? amores? realizações? conquistas? frustrações? Boa pergunta.. 

Desde então venho pensando muito nisso tudo ! Por diversos momentos nos sentimos tão fortes, acreditamos que podemos mudar tudo em nossa volta, que podemos melhorar.. mas de uma hora pra outra as coisas podem é desmoronar. Como diria a Senhora minha mãe, a vida é como uma roda gigante, um dia você está no topo.. no outro você está no chão.  E o pior.. são situações que na maioria das vezes não podemos impedir que aconteçam. 

Todos nós, eu, você, rico, pobre, preto, branco, amarelo, (...), estamos sujeitos aos mesmos riscos, desafios, conquistas.. a grande diferença, que me levou à resposta daquele vazio momentâneo, é como cada um de nós lida com determinadas situações. 

Acredito que Deus não te dá uma cruz que você não pode carregar; aquilo que pra mim gera uma dor enorme para você pode não ser nada; você  tem sua verdade; você tem seus motivos para tomar determinadas atitudes..que pra mim podem ser absurdas mas para você não. E eu não vou entender nada disso meu bem, por quê ?  Porque ninguém mais que você mesmo e Deus sabem o que realmente tem dentro do seu coração.

Tem uma música dos Engenheiros do Hawai que diz em outras palavras aquilo que quero te dizer:

Hoje no carro com uma amiga, disse a ela que a maior certeza que eu tenho na vida é que o tempo de Deus, é diferente do meu e do seu. Tenho como verdade de que nada acontece sem a vontade dEle.. sem que se tenha um propósito. Isso explica, pelo menos pra mim, uma morte repentina, uma reviravolta na vida, o sucesso, o fracasso, a minha familia, meus estudos, sonhos, desejos, carreira, amigos...
O que a vida vale pra mim? A vida pra mim vale muito mais que tudo isso.. devo iniciar com Deus.

''Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto.'' ( Jeremias 17:7,8)



segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Tão Diferente

Tenho a sensação que agora tudo vai ser diferente, tudo vai ser melhor.. que as coisas estão se encaixando e dando certo. Agora me pergunto: por que a dúvida? por que a insegurança? por que o medo?

Esqueci de mencionar anteriormente, mas faz quatro anos que faço terapia. Todo esse tempo em que estive conversando com alguém apenas sobre tudo aquilo o que sinto.. aprendi a interpretar as minhas sensações do cotidiano e a enfrentar melhor determinadas situações. Claro, todas essas minhas conclusões tiveram a ajuda de profissionais altamente capacitados..que me ensinaram a enxergar diferente e constantemente me ajudam a quebrar paradigmas e valores que eu mesma construí e que me impedem de seguir em frente e tomar certas atitudes.

Digo tudo isso porque a maioria das coisas que penso hoje, seja assuntos que envolvam toda a sociedade ou apenas o meu umbigo,  tem uma parcela significativa de análises feitas naquela salinha escura , onde a unica luz é o do abarjur no canto da parede, e no caminho para casa. E você vai perceber muito isso aqui.

O fato é que nas minhas últimas sessões venho colocando em ''pauta'' esse misto de prazer e agonia, como diria Sandy Leah. Assim chegamos (eu e minha terapeuta) a uma conclusão bem interessante a respeito disso. É simples.. tudo isso que está acontecendo na minha vida  que é bom e deveria estar me dando apenas prazer a alegria se mistura com o medo, insegurança, agonia.. porque simplesmente na maioria das vezes, eu e você não sabemos lidar com o novo. Não importa se esse novo te traz segurança ou dúvida, em algum momento, nem que por um segundo, você parou e hesitou.

Estou tão acostumada em me frustrar que quando a certeza de um futuro bom deveria me trazer paz, ocorre ao contrário. Como se eu desejasse sofrer, simplesmente masoquismo. Afinal eu já lidei antes com esse sentimento, com essa dor. Ela já não é estranha para mim.. e também já sei como me curar de tudo isso. Mas na verdade tudo não passa de MEDO. E pior que medo só a covardia.

Junto com novas situações, vêm novos sentimentos, pensamentos, conclusões (...) ; ''novidades'' que temos que aprender a lidar.. e rápido porque passamos a ter tanto medo de nos decepcionar e de nos machucar que quando vemos o momento já acabou... já foi.. e não vamos poder voltar e fazer diferente.

E não importa o quão amedrontada eu estou agora, decidi me jogar de cabeça.. confrontar o que está me impedindo de seguir em frente e buscar o novo.. buscar novos sentimentos e prazeres; aprender a lidar com a situação, as pessoas e as sensações.
O medo hoje não me torna alguém covarde, pelo contrário me faz refletir, me inspira e me dá gás !

domingo, 24 de outubro de 2010

De Encontro

Eu sempre amei escrever, talvez isso seja o que mais me dá prazer... mas nem sempre a vida da gente é como queremos ou pelo menos desejamos. É quando estou lendo um livro, um blog, uma reportagem ou qualquer outro corpo de texto que essa vontade de transformar em palavras aquilo que penso e sinto volta à tona. Por diversas vezes pensei em publicar tudo aquilo que realmente penso, desejo e espero, infelizmente nunca tive coragem de me expor tanto. Porém hoje acordei com outros pensamentos e vontade.
Portanto, começo a escrever esse blog com o intuito de me encontrar, motivo este o nome que dei ao mesmo 'de encontro'. Também poderia fazer deste um blog de auto-ajuda para eu mesma, vira e mexe me perco buscando a minha liberdade. Por isso acredito que aqui encontrarei motivos nas minhas questões que outrora foram esquecidos, o meu ''remédio para todos os males'', a minha cura. O que explica o título temporário, ou não desta página : 'Panaceia' , a deusa da cura na mitologia grega.

Um blog totalmente egoísta, voltado exclusivamente para eu mesma... quando eu me perder eu voltarei aqui e encontrarei (pelo menos é o que eu espero) a minha essência. Qualquer semelhança com aquilo que você vive ou sente aviso que será mera coincidência.

Como considerações iniciais do meu blog e finais deste post, vou postar aqui pensamentos, sentimentos e conclusões a partir de histórias que poderão não ser minhas, mas que de certo modo me ajudaram e me ajudam a fazer de mim quem eu sou.
Peço desculpas desde já pelos meus possíveis erros na gramática, falo isso porque sempre que percebo algum me dá um arrepio na espinha; mas vivo cometendo os meus, ou por ignorância ou por descuido.


E  não tente me entender, eu mesma estou me descobrindo, me encontrando, me perdendo e buscando saber quem sou.